Secretaria de Município da Saúde
12/04/2025 12/04/2025 14h31m
Conselho Municipal de Saúde realiza a 4ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Após o evento, as propostas aprovadas serão encaminhadas para implementação no Plano Municipal de Saúde
Com apoio da Prefeitura, Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria deu início, nesta sexta-feira (11), à 4ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Sob o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, as discussões ocorrem no Salão de Atos da Universidade Franciscana (UFN) e se encerram na tarde deste sábado (12).
Entre os demais assuntos discutidos, estão: a boa Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; novas relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e a participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para efetivação do Controle Social.
Conforme o secretário de Município da Saúde, Guilherme Ribas, a conferência é muito importante para que, juntos, se busque mais avanços para a saúde do trabalhador do Município.
“As conferências fazem toda a diferença, visto que servidores de outras áreas também se unem em nossas propostas. Para a formação dos novos profissionais também é fundamental, pois os ajudará a fechar lacunas que surgirão ao longo do tempo. Nestes últimos anos, enfrentamos vários desafios, como pandemia, dengue e enchentes. E, nessas dificuldades, percebo que a mão de obra seguiu firme e forte. Por isso, mais do que nunca, continuamos a buscar alternativas para evoluirmos e, assim, cada vez mais, trazer benefícios para o dia a dia do trabalhador” reforça Ribas.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria, Maria do Carmo Quagliato, o objetivo da conferência é traçar um diagnóstico da saúde do trabalhador e da trabalhadora. Ela explica que as propostas aprovadas no encontro serão encaminhadas para implementação no Plano Municipal de Saúde:
“Queremos uma política de saúde do trabalhador efetiva, a qual garanta o direito ao acesso ao tratamento, diagnóstico, prevenção e reabilitação dos nossos profissionais. Plano de cargos e salários dos servidores também fazem parte desta pauta”, destaca Maria do Carmo.
Os palestrantes convidados foram Rafaela Hoffmeister, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest), e Aldoir Gonçalves, conselheiro municipal de Saúde de Santa Maria.
Estiveram presentes no lançamento da Conferência as seguintes autoridades: o secretário da Saúde, Guilherme Ribas, o secretário adjunto da Saúde, Luciano Machado, a reitora da Universidade Franciscana (UFN), Iraní Rupolo, Maria do Carmo Quagliato, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo Silveira Pinto, conselheiro geral da 4ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e o vereador Valdir Oliveira.
Texto: Luisa Neves (MTb:19.010)
Foto: Luisa Neves / Divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria