Inicial > Desenvolvimento Social > Notícias > Prefeitura debate ações de combate à...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Social

20/03/2025 20/03/2025 15h43m

Prefeitura debate ações de combate à fome em seminário da Caravana dos Pontos Populares


Durante o evento, o prefeito Rodrigo Decimo destacou a intenção do Município em aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)

A Prefeitura de Santa Maria esteve representada na Caravana dos Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional nesta quinta-feira (20), na Câmara de Vereadores. O encontro foi promovido pela  Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado e abordou as políticas públicas de combate à fome e assistência social, contando com a presença do prefeito Rodrigo Decimo e do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Juliano Soares.

Segundo o prefeito, o Executivo trabalha para aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), buscando conectar ainda mais a rede de segurança alimentar do Município, que já conta com diversos agentes.

“Temos em Santa Maria o Restaurante Popular, que serve 13 mil refeições por mês; dez cozinhas comunitárias – número que será ampliado –, que servem ao todo 16 mil refeições mensais; o Programa Municipal de Aquisição da Agricultura Familiar, que abastece as cozinhas comunitárias. Também contamos com o apoio do Banco de Alimentos e do Sesc Mesa Brasil, que fazem uma valiosa contribuição para que essa rede funcione. Ao aderirmos ao Sisan, queremos estar cada vez mais próximos da comunidade e dos agentes que fazem a diferença na vida das pessoas”, afirmou Decimo durante a abertura do evento.

O secretário Juliano Soares ressaltou que Santa Maria está aberta ao diálogo para tornar suas ações mais efetivas, destacando a importância de o Município receber a Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-RS) e a Caravana dos Pontos Populares neste processo. Segundo ele, o funcionamento dessa rede deve ser aprimorado, considerando que há alimentos e condições para atender as pessoas que ainda passam fome na cidade.

Participaram do ato o secretário adjunto estadual de Desenvolvimento Social e presidente do Caisan-RS, Gustavo Saldanha; a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome, Naiane Dotto; o secretário-executivo do Caisan-RS, Alex de Moraes; o vice-presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea-RS), Alexandre Paim; e a presidente do Consea de Santa Maria, Francine Binotto. Mais informações sobre os Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional podem ser conferidas aqui.

Texto: Gabriel Marques (MTB: 20.860) 
Fotos: Samuel Marques (Prefeitura) 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial