Secretaria de Município da Educação
26/03/2025 27/03/2025 20h30m
Três alunas de escolas municipais de Santa Maria recebem o Prêmio Meninas Olímpicas

A solenidade de premiação é pelo reconhecimento e dedicação das estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2024
Matemática é uma ciência exata e também uma forma de expressar-se por meio dos números. Não é por coincidência, que a maior olimpíada brasileira é a desta área - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em Santa Maria, três estudantes das escolas municipais Vicente Farencena e Antônio Gonçalves do Amaral ganharam, na manhã desta quarta-feira (26), o Prêmio Meninas Olímpicas pela classificação e menções honrosas na Obmep de 2024. O prefeito do Município, Rodrigo Decimo, e a vice-prefeita, Lúcia Madruga, participaram da solenidade de entrega dos certificados, realizada pela Câmara de Vereadores de Santa Maria, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vicente Farencena, no Bairro Camobi.
A aluna da EMEF Vicente Farencena, Sofia Oliveira Pincolini recebeu o prêmio prata da Obmep e a estudante da mesma instituição Mariana Petry Ilha foi agraciada com menção honrosa na Olimpíada. Já a aluna da EMEF Antônio Gonçalves do Amaral, Melissa Burmann Felix também recebeu menção honrosa pelo desempenho na prova.
“Quero parabenizar nossas estudantes e reforçar a importância do ensino público na vida de todos. Ocupo este cargo hoje por causa da educação. Por isso, quero agradecer aos nossos professores que estão nessa missão tão nobre. Que se dedicam em transferir seus conhecimentos para todos nós. Mais uma vez, deixo aqui minha admiração por vocês três. Por toda dedicação nos estudos e serviam de inspiração para que mais meninas participem de provas como essa”, afirma o chefe do Executivo, Rodrigo Decimo durante o ato de premiação.
MAIS MENINAS OCUPANDO ESPAÇOS DE PROTAGONISMO
Em 2024, a Olimpíada Brasileira de Matemática teve mais de 18 milhões de inscritos, entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Estudantes de 99,9% dos municípios brasileiros realizaram a prova. Uma marca histórica para a educação pública brasileira, comenta a coordenadora regional da Obmep em Santa Maria, Taísa Miotto.
No Município, segundo a coordenadora regional, participaram 120 alunos, sendo 26 deles da Rede Municipal de Ensino, mas apenas 7 meninas entre os estudantes. Por isso, a Premiação Meninas Olímpicas incentiva o protagonismo feminino em mais provas nacionais como a Obmep, reforça a vice-prefeita, Lúcia Madruga.
“São três meninas que se desafiaram e buscaram o resultado, mais que merecido. Tenho uma trajetória que se soma a essa solenidade. Eu fiz licenciatura em matemática. Ingressei na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como professora de matemática. Precisamos de espaços de incentivo para nossas estudantes ocuparem o protagonismo em provas, em cargos, onde elas quiserem. Parabenizo também a vereadora Marina Callegaro que é autora da Lei do Prêmio Meninas Olímpicas”, explica Lúcia.
MENINAS OLÍMPICAS
O Prêmio Meninas Olímpicas foi inspirado no Movimento Meninas Olímpicas, fundado em 2016, em Frederico Wetphalen, por Mariana Bigolin Groff e Natália Bigolin Groff, sob coordenação da professora de Computação Nara Bigolin, da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo é fomentar a participação de meninas em olimpíadas científicas nacionais e internacionais.
Por meio da ideia da professora Nara, a Lei Municipal nº 6766, de 2023, de autoria da vereadora Marina Callegaro, concede o Prêmio Meninas Olímpicas, por meio de medalhas, comendas, prêmios, certificados e outras condecorações às estudantes santa-marienses de escolas públicas municipais que participarem das olimpíadas científicas, em reconhecimento ao esforço e à dedicação. Premiação recebida pelas alunas Sofia Oliveira Pincolini, Mariana Petry Ilha e Melissa Burmann Felix.
O sorriso de orelha a orelha da estudante Melissa Burmann Felix, do 8º ano, da Escola Antônio Gonçalves do Amaral, demonstrava a alegria de estar recebendo a premiação pela menção honrosa na Olimpíada Brasileira, fruto de todo esforço e dedicação nos estudos.
“Eu já tinha feito a prova no 6º ano, mas só ano passado - no 7º ano - que eu tive a oportunidade de fazer o curso preparatório da Obmep oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Um estagiário de matemática da escola incentivou eu e mais alguns colegas para fazer o curso e nos preparar. Foi muito treino e estudo para conseguir o reconhecimento. Precisamos nos esforçar, mas principalmente, confiarmos em nós mesmas”, reflete a aluna Melissa.
Estiveram também presentes no ato de premiação a superintendente do Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Joele Baumart; o vereador Luiz Fernando Cuozzo, presidente da Comissão Permanente de Educação, Esporte e Lazer da Câmara; a diretora da Escola Vicente Farencena, Roselis Pincolini; a vice-diretora da mesma instituição, Lisane Conceição; a diretora da Escola Antônio Gonçalves do Amaral, Marciana Bizzi; e, a vice-diretora da escola, Franciele Burmann Felix.
Texto: Eduarda Paz (MTB: 21.598)
Fotos: Samuel Marques/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria