Secretaria de Município de Segurança e Ordem Pública

Campanhas

           Globalmente, mais de 3,5 mil pessoas morrem todos os dias nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano - tornando-se a principal causa de morte de crianças e jovens em todo o mundo. Neste cenário, os acidentes de trânsito devem causar mais 13 milhões de mortes e deixar 500 milhões de pessoas lesionadas durante a próxima década, especialmente em países de baixa e média renda. Esses números são inaceitáveis, tanto em termos absolutos quanto relativos. Os acidentes de trânsito continuam sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, embora cada uma dessas mortes e lesões seja evitável. (OPAS - Organização Pan Americana de Saúde - 2021)

             No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 33 mil pessoas perdem a vida todos os anos, vítimas do trânsito. Esse dado coloca o país entre aqueles com os maiores índices de sinistralidade no mundo, que demonstram a necessidade de ações educativas e preventivas. Dentre os fatores determinantes causadores dos sinistros de trânsito, os principais são falhas humanas: uso de celular, velocidade, alcoolemia, não uso de capacete, cinto de segurança ou cadeirinha para crianças e animais e, ainda as reações tardias ou ineficientes dos condutores. São problemas comportamentais que exigem conscientização e responsabilidade de todos no trânsito.

          Diante dessa realidade, as campanhas de conscientização no trânsito são um importante instrumento para levar os cidadãos a comportamentos seguros, respeitando a sinalização de trânsito e promovendo comportamentos éticos, de cidadania e mobilidade segura, para o bem comum. De acordo com o art. 75 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito estabelece, anualmente, a mensagem, os temas e o cronograma das Campanhas Educativas de Trânsito de âmbito nacional que deverão ser promovidas por todos os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), no decorrer dos meses do ano, como ferramentas estratégicas para a educação de motoristas, ciclistas e pedestres, promovendo boas práticas e alertando sobre os riscos associados à imprudência.

      O principal objetivo das campanhas de conscientização no trânsito é reduzir o número de sinistros com vítimas fatais e feridos nas vias, através de comportamentos seguros, com respeito às leis de trânsito, à promoção da segurança viária, à redução do número de infrações e à minimização dos comportamentos de risco.  Dessa forma, é possível não apenas reduzir o número de acidentes, mas também salvar vidas e construir um trânsito mais seguro para todos.